Psicoterapia Individual

Porquê optar pela Psicosocialis?

A nossa abordagem vai de encontro à linha de pensamento teorizada pelo psicólogo Carl Rogers, considerado o mais influente psicoterapeuta da história americana e uma figura marcante, da chamada terceira força da Psicologia (a Psicologia Humanista).

A Psicoterapia centrada no cliente distingue-se por ser um modelo inovador, que rompe com os padrões tradicionais da Psicoterapia, sem direccionar ou dar significados às vivências do cliente (ausência de juízos e preconceitos).

O terapeuta centrado na pessoa confia na tendência do indivíduo para crescer, desenvolver-se e atualizar-se, e a sua única função é criar um clima interpessoal que promova a libertação desta tendência.

A visão da “pessoa” surge como alguém dotada de recursos e de potencialidades que lhe permitem autodirigir a sua vida, realizar-se e evoluir no sentido de uma maior autonomia, maturidade e unicidade,são aspectos específicos mas também diferenciadores desta Abordagem. A intervenção do psicoterapeuta visa facilitar no cliente esse processo de construir as próprias soluções, de fazer face aos problemas.

Contrariamente a outros modelos terapêuticos, o enfoque é colocado no processo relacional e não no sintoma.

“Na terapia centrada no cliente, a pessoa é livre para escolher qualquer direção, mas, na realidade, ela seleciona caminhos positivos e construtivos. Eu só posso explicar isto em termos de uma tendência direcional inerente ao organismo humano – uma tendência para crescer, se desenvolver e realizar plenamente seu potencial” (Rogers,1980, p.127).