PsicoSocialis

Kids Coaching / Coaching Parental / Educação Emocional

O Método KidCoaching

É um método adaptado ao mundo infantil, que utiliza ferramentas lúdicas e técnicas validadas para capacitar as crianças na busca de soluções para as suas questões internas e para questões que dizem respeito às relações familiares e sociais.

Em que situações pode ajudar?

  • ❉ Baixa autoestima
  • ❉ Baixa autoconfiança
  • ❉ Medo e insegurança
  • ❉ Timidez
  • ❉ Separação dos pais
  • ❉ Birras
  • ❉ Relacionamento com irmãos
  • ❉ Relacionamento com os pares
  • ❉ Relacionamento com professores
  • ❉ Bullying
  • ❉ Dificuldades de concentração
  • ❉ Dificuldade na gestão das suas emoções
  • ❉ Outras

Objetivos do Método KidCoaching

O principal objetivo do Método KidCoaching é desenvolver as competências e habilidades da criança, da família, e dos educadores, identificando os seus melhores talentos e trabalhando os pontos de dificuldade, para que aconteça uma alteração comportamental que se reflete em relações saudáveis, construtivas e reconexão comunicacional.

Coaching Parental

Tendo como base a Parentalidade Consciente e os princípios do Mindfulness, apoiam-se famílias a encontrar o seu equilíbrio, para que vivam o dia-a-dia de forma mais presente e conectada com os seus valores e intenções.
A Coach apoia no desenvolvimento de competências e habilidades da família, identificando os seus melhores recursos e trabalhando os pontos de maior dificuldade, para que se promovam mudanças que favorecem relações saudáveis, construtivas e a reconexão comunicacional.

São sessões para pais e cuidadores de crianças que sentem alguma dificuldade em lidar com as situações desafiadoras na rotina da família, como birras, medos, timidez, responsabilidade escolar, relacionamento com familiares e amigos.
Através de um processo de orientação, conduzido pela Coach, os cuidadores serão capazes de entender o cenário e o esquema estabelecido na família, tornando-se capazes de acolher as crianças, compreender os seus sentimentos e atitudes. Apoia-os também na definição de metas possíveis de serem alcançadas, desfia-os a entrar em ação e a alcançar os objetivos que levarão a sua família a ter um equilíbrio e uma reconexão familiar, tudo isto através de perguntas e conversas livres de qualquer julgamento.

Educação Emocional: Jornada das Emoções (5 Sessões de 1h30, em grupo)

Conjunto de sessões de grupo, dinâmicas e lúdicas de alfabetização emocional em que as crianças aprendem a identificar e regular as suas emoções, permitindo-lhes encontrar respostas emocionalmente mais saudáveis e positivas, e consequentemente podendo tornar-se mais calmas e mais resilientes. Há um apoio paralelo dado aos pais por via digital, de forma a acompanharem os progressos das crianças e poderem participar e aprender com a criança.
Tem dúvidas? Gostaria de falar connosco?

a nossa equipa

Mónica Barbosa

Facilitadora Certificada pela Academia de Parentalidade Consciente

Desenvolveu os seus estudos no Instituto Superior de Psicologia Aplicada onde concluiu a licenciatura (pré-Bolonha) em Psicologia Clínica, fazendo estágio curricular em intervenção precoce. Exerceu atividade em contexto clínico, com supervisão clínica e, mais tarde, abraçou processos de Reconhecimento de Competências no programa “Novas Oportunidades”. Depois de ser mãe e passar por um o luto da primeira filha, decidiu investir em ferramentas de desenvolvimento pessoal, fazendo formações de Coaching, Programação Neurolinguística, Eneagrama e, mais recentemente em Parentalidade Consciente, Mindfulness, Inteligência Emocional e Educação Emocional. Atualmente desenvolve trabalho com famílias, através do Coaching Parental com Parentalidade Consciente, do Coaching Infantil e da Educação Socioemocional, tendo como linha orientadora o respeito pela individualidade e pelas intenções de cada família. Facilita grupos de prática de Comunicação Não-Violenta, usando uma ferramenta específica para esta prática. Membro efetivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses com a Cédula Profissional n.º 9406.